de FÁBIO ALMEIDA
A Dengue é uma doença causada por um virus e transmitida por um mosquito o (Aedes aegypti). Ele transmite picando uma pessoa infectada e depois picando alguem não infectado, só as fêmeas picam, os machos são "vegetarianos". Existem quatro sorotipos de virus, e no Brasil já foram registrados todos.
A dengue clássica e o tipo mais comum, que é um quadro de gripe mais prolongado e como a gripe pode ser fraca, média e forte, A dengue hemorrágica, é o tipo da doença em que a pessoa além de apresentar os sintomas da gripe começa a ter sangramento em vários lugares, o primeiro sinal é sangramento de mucosas (sangramento da gengiva), por exemplo. E normalmente este tipo se desenvolve na segunda infecção pelo mesmo sorotipo. E a dengue hemorrágica é a que mata.
O tratamento é acompanhamento médico normalmente precisando internação (não ingerir ÁCIDO ACETIL SALICILICO, e qualquer coisa que contenha isso). No tipo comum, acompanhamento médico e hidratação (bastante agua).
Existem três maneiras de prevenir à dengue:
Acabar com o hospedeiro (agente é o hospedeiro) essa não é uma boa idéia, já pensou se cada pessoa que pegar dengue fosse eliminada? Não ia ficar ninguém em Jequié do jeito que ta a epidemia!
Acabar com o vírus (vacina) essa é a maneira mais eficiente o problema é que ainda não existe uma vacina disponível a população. Um projeto da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) pode colocar o Brasil na liderança da corrida pela descoberta de uma vacina contra a dengue. O estudo, desenvolvido pela pesquisadora Ada Maria Alves, do Laboratório de Imunopatologia, deverá estar concluído em dois anos. A vacina protegeria para cada tipo de vírus, portanto atualmente se existisse vacina para todos, você deveria tomar quatro vacinas, um para cada tipo. A vacina, que já está sendo testada em camundongos, codifica a proteína do vírus inserido em outro DNA, obrigando o próprio organismo a apresentar a resposta imunológica. A Fiocruz já iniciou o processo de patente da descoberta, mas Alves adianta que o desenvolvimento de qualquer vacina dura, no mínimo, dez anos. No caso específico da dengue, a pesquisadora ressalta: "A vacina tem que ser 100% eficiente, senão pode ser pior do que não ter a proteção, porque aumenta a possibilidade de a pessoa imunizada contrair dengue hemorrágica", declarou à Agência Brasil.Pesquisas de vacina contra a dengue também estão sendo realizadas em São Paulo e Recife. Mundialmente, a Ásia lidera o número de estudos sobre o assunto.
Portanto sobra acabar com o transmissor que é o mosquito, existe campanhas eficazes nesse sentido, o problema é que precisariam ser o ano inteiro, pois fazer em uma época muito específica não adianta. Porem se cada um fizer sua parte por menor que seja pode fazer muita diferença, não espere que um parente seu morra para depois agir, lembre sempre que é melhor evitar que remediar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário