Rede Social

twitterfacebooklinkedinemail
Mais Zoom | Menos Zoom

domingo, 14 de fevereiro de 2016

SALVAÇÃO CONDICIONAL



Pode um cristão que aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador, em momento posterior da sua vida, perder a salvação por fraquejar na fé e desviar-se do evangelho?  
Muitos cristãos acreditam que a salvação é incondicional, ou seja, uma vez salvo, eternamente salvo, independente da conduta e ações futuras da pessoa. Essa crença tem como principal fundamento, as doutrinas calvinistas, especialmente a doutrina da dupla predestinação.
A bíblia não apoia essa doutrina da salvação incondicional, mas nos adverte em vários textos, do caráter condicional da graça de Cristo, que é o único meio de salvação para todas as gerações.
Somente através de Cristo há salvação (Atos 4:12) Para sermos salvos devemos permanecer em Cristo;

“Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. ” Mateus 10:22 / Marcos 13:13

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. ” João 15:10

“Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Hebreus” 3:14

“Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro. ”  Colos. 1:21-23

Quando a pessoa abandona o evangelho e se afasta de Cristo, ela abre mão da salvação e automaticamente perde a graça que é o único meio de ser salvo. Portanto, fica a advertência para que não nos afastemos da fonte de vida eterna e salvação;

“Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram. ” Hebreus 2:3

“Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. ” João 15:6

“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. ” Gálatas 5:4

“Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! ” 1 Coríntios 10:12

“Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio. ” Hebreus 3:12-14

O apóstolo Paulo sabia que mesmo ele tendo o seu nome escrito no Livro da Vida e mesmo fazendo a obra confiada a ele por Cristo, se ele não fosse cuidadoso e vigilante para não cair, poderia ser reprovado, ou seja, poderia perder a salvação. Veja:

“Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado. ” 1 Coríntios 9:26,27

Não importa se a pessoa já tem o seu nome escrito no Livro da Vida, se ela não for fiel e permanecer em Cristo até o fim, Deus riscará o seu nome do Livro da Vida;

“Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. ” Êxodo 32:33

“Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento. ” Hebreus 10:26-28

Somente os vencedores terão a certeza e a garantia de que seus nomes permaneçam escritos no Livro da Vida;

“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. ” Apocalipse 3:5

Analisando esses textos e muitos outros da escritura, fica evidente que a salvação é condicional, isto é; somente aqueles que manter a fé, obediência e o temor a Deus até o fim, alcançará o favor de Cristo e herdará a vida eterna. Essa é a grande promessa do evangelho e este sempre foi o plano e objetivo de Deus para a humanidade caída. A bíblia deve ser a nossa base doutrinária e nosso manual de pratica e regras, pois é a expressa vontade do nosso Deus.

SALVAÇÃO CONDICIONAL
Por Fábio Almeida

Um comentário:

  1. A paz irmão Fábio, qual a sua opinião, sendo a nova aliança feita ao povo de Israel, e hoje desfrutamos dos benefícios da mesma, e está nova aliança é incondicional. Como conciltar a incondicionalidade da nova aliança, com, a condicionalidade da salvação?

    ResponderExcluir

 

Translate