Honestidade é um principio moral que leva uma pessoa a falar sempre a verdade, não enganar, não trair, não roubar, respeitar o direito dos outros, não levar vantagem, enfim, ser honesto é viver com dignidade e sempre aplicar a verdade em tudo. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta", ou são humilhados por outros. Além disso, a prática da honestidade atualmente também esta deturpada, uma vez que as pessoas só são honestas quando estão sendo observados e muitas vezes tentam mostrar honestidade, mas não são honestos. Observe a ilustração a seguir e veja como as pessoas tem o conceito equivocado de honestidade:
Um programa de TV, para testar a honestidade da população local
, colocou uma atendente de caixa em um hipermercado, para passar o troco errado de proposito, ela teria que passar R$ 50,00 a mais, pra ver se algum cliente voltaria para devolver. Enquanto isso o pessoal da TV filmava tudo escondido. Depois de algumas horas a moça já havia passado o troco errado para muitos clientes, mas apenas um senhor voltou para devolver os R$ 50,00. A moça ainda tentou convence-lo de que o troco estava correto e que não havia necessidade de devolução, mas ele insistiu que estava sobrando dinheiro, e como ele é honesto não poderia ficar com dinheiro que não lhe pertence. Nesse momento o pessoal da TV apareceu, aplaudindo-o e festejando a sua honestidade. Ao perceber as câmaras, imediatamente, o homem tentou cobrir seu rosto e fugir das câmeras. Quando lhe perguntaram por que se escondia, ele revelou que a moça que o acompanhava era sua amante, e que provavelmente a sua esposa estava assistindo aquele programa em casa.
Moral da história: Não adianta ser radicalmente honesto em determinados aspectos, e em outros, ser tão leviano. A pessoa honesta tem que aplicar o mesmo principio em todas as situações, independente das circunstancias. Ser honesto apenas quando tem alguém olhando ou mostrar falsa honestidade para alguém é demagogia. Lembre-se também meu amigo (a) que Deus perdoa pecados, mas não admite natureza perversa. Portanto, mude a sua natureza, não engane a si mesmo, pois ser honesto, acima de tudo, é ser verdadeiro tanto com próximo quanto contigo mesmo. Que o Senhor e nosso Salvador, Jesus Cristo, nos seja por advogado diante de Deus, para que tenhamos o perdão pelos nossos pecados. Obrigado pela leitura.
HONESTIDADE
Por Fábio Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário