Rede Social

twitterfacebooklinkedinemail
Mais Zoom | Menos Zoom

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

OS DEZ MANDAMENTOS



Os Dez Mandamentos
Êxodo 20: 1 a 17

Por Fabio Almeida


Os dez mandamentos são os princípios fundamentais da lei de Deus. O nosso Senhor desceu do céu sobre o monte Sinai, o monte tremia e fumegava com a Sua glória. Na presença de Moisés e tendo como testemunhas uma multidão de anjos, Ele escreveu os dez mandamentos nas pedras com o seu próprio dedo. Os mandamentos foram escritos em duas tábuas de pedra, divididos da seguinte forma: Em uma tabua foram escritos os quatro primeiros mandamentos, que falam do nosso amor para com o próprio Deus, e na outra tabua foram escritos os seis últimos mandamentos, que falam do nosso amor para com o próximo. Por isso que os dez mandamentos são considerados lei de amor, que refletem o caráter de Deus. 
Infelizmente, os mandamentos de Deus foram adulterados pelo homem. Então, hoje temos os mandamentos Originais que estão na Bíblia e os mandamentos do homem, que foram adulterados. Para você entender melhor, farei uma comparação entre os Originais e os adulterados.

1º - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

No Catolicismo = 1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.

Esse mandamento nos ensina a amara a Deus de maneira incondicional porque Ele é o único e verdadeiro Deus, o criador de todo universo. Foi Ele que nos criou e também nos resgatou das garras do pecado... A humanidade estava condenada a perdição, mas Ele com seu gesto de amor, sacrificando o seu Filho unigênito, o Senhor Jesus Cristo, e fez com que nEle tivéssemos a salvação. Por isso, somente Ele é digno de todo amor, toda honra, toda glória e toda adoração.

2º - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

No Catolicismo = Este mandamento não consta no catecismo. É simplesmente ignorado.

Nesse mandamento Deus está sendo bastante claro “Não farás para ti”, justamente para não haver argumentos e justificativas incabíveis. Amigos, tenham muito cuidado, pois os argumentos que servem de justificativa para o homem não servem para convencer a Deus. Muitos quando questionados sobre a adoração de imagens, eles justificam que a imagem esta lá, mas eles não as adoram, ou seja, uma justificativa razoável. Porém, Deus condena desde a confecção de qualquer tipo de imagem “Não farás”. Será que Deus aceitará essa justificativa? Pense nisso. Lembre-se que os quatro primeiros mandamentos nos ensinam a amar a Deus.

3º - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

No Catolicismo = 2º - Não tomar seu santo nome em vão.

Esse mandamento nos ensina a amar e respeitar o nome de Deus, não pronunciando o nome dEle de forma leviana ou quando estamos em práticas pecaminosas. Porque Quando pronunciamos o nome de Deus, toda a atenção do céu é voltada pra nos.

4º - Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

No Catolicismo = 3º - Guardar domingos e festas de guarda.

Esse é um dos mais belos mandamentos entre os 10, porque somente nele consta simultaneamente o nome de “Deus”; o que ele é, “criador”; e o território que ele domina, “os céus e a terra, o mar e tudo que neles há“. Também é o único que Deus nos diz; o que fazer, como fazer e porque temos que fazer. Infelizmente esse mandamento foi adulterado pela igreja Católica romana. Constantino o Grande, que adorava a ídolos, introduziu dentro do cristianismo a adoração de imagens. E depois que o Novo Testamento já tinha sido completado e que todos os apóstolos já tinham morrido, ele promulgou a primeira lei civil acerca do domingo, ordenando que todas as pessoas do império romano, exceto os fazendeiros, deveriam descansar no domingo. Foi o primeiro Decreto Dominical. De 07/03/321, e dizia o seguinte: “Devem os magistrado e as pessoas residentes nas cidades repousar, e todas as oficinas serem fechadas no venerável dia do Sol... [1]”. Anos depois esse decreto se estendeu ao mundo todo e ate hoje a maioria das pessoas guardam (descansam) o domingo e trabalham normalmente no sábado que é o dia santo do Senhor.

5º - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

No Catolicismo = 4º - Honrar pai e mãe.

Esse mandamento nos ensina a amar e respeitar o próximo, começando pelos nossos pais, que aqui na terra, é quem mais nos ama, sustenta, protege e educa.

6º - Não matarás.

Catolicismo = 5º - Não matar.

7º - Não adulterarás.

Catolicismo = 6º - Não pecar contra a castidade

8º - Não furtarás.

Catolicismo = 7º - Não roubar.

9º - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Catolicismo = 8º - Não levantar falso testemunho.

Os mandamentos 6, 7, 8 e 9 são bastante enfáticos e de fácil compreensão, pois a sua observância é extremamente importantes no respeito e amor ao próximo.

10º - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Catolicismo = 9º - Não cobiçar a mulher do próximo.

Esse é o décimo e ultimo mandamento da lei de Deus. Ele nos ensina a amar e respeitar e servir o próximo sem interesse, sem cobiça, sem desejar os bens materiais e pessoais do outro, inclusive a sua esposa (o), e empregados.

Esclarecimento:
Como podemos observar, o catolicismo adulterou o 4º mandamento e excluiu o 2º mandamento. Como solução para não ficar com apenas nove mandamentos já que excluiu o 2º eles dividiram o 10º mandamento em duas partes, ficando assim no catolicismo:
9º mandamento = Não cobiçar a mulher do próximo.
10º mandamento = Não cobiçar as coisas alheias.

Observe que o 9º e o 10º mandamento do catecismo na verdade é o 10º mandamento dividido em dois. Confira na sua Bíblia. (Êxodos 20:1-17).

Importante esclarecer também, que esse texto, assim como qualquer outro publicado nesse blog, não tem como objetivo denegrir, difamar ou desrespeitar, nem tão pouco promover pessoas ou religião qualquer. O único objetivo é compartilhar informação com base na bíblia e em relatos históricos, e também expressar a minha opinião sobre o referido assunto. Para mais esclarecimento, leia o comunicado no rodapé da pagina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Translate