Rede Social

twitterfacebooklinkedinemail
Mais Zoom | Menos Zoom

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CÂNCER

Quando a mídia, em geral, aborda o assunto; câncer, sempre nos passa uma falsa impressão de que se trata de uma doença que surge do nada, ou seja, que não existe um agente causador. Alguns até falam, só que de forma generalizada e superficial, eles apresentam o problema como se fosse uma serie de fatores; genético, alimentar, etc. que juntos causam a doença. Observem que ate quando falam em prevenção do câncer eles mentem, e apresentam sempre o mesmo método que seria “descobrir a doença no inicio”, só que isso não é prevenir e sim diagnosticar. Isso é uma grande farsa para anestesiar a nossa consciência e nos condicionar a aceitar sem questionar. Existe sim, um grupo de alimentos que são altamente cancerígenos, mas eles não falam a verdade, que os maiores causadores de câncer são os produtos das grandes indústrias que a mídia apresenta em seus comerciais, omitem essa verdade porque são essas grandes indústrias que sustentam financeiramente suas emissoras. 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer INCA, alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, estimula o surgimento de célula cancerosa e fornece o ambiente perfeito para ela crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos:

ALIMENTO INDUSTRIALIZADO DE ORIGEM ANIMAL
Carnes, bacon, presuntos, salsichas, linguiças, mortadelas [embutidos], leite integral e derivado. Estes alimentos contêm quantidades consideráveis de nitritos e nitratos. Essas substâncias, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, substâncias consideradas mutagênicas, capazes de promover mutação do material genético. "A multiplicação celular passa a ser desordenada devido ao dano causado ao material genético da célula. Esse processo leva à formação de tumores, principalmente do trato gastrointestinal", explica Fábio Gomes, nutricionista do INCA. A recomendação do especialista é evitar esses alimentos, que não contribuem em nada com a saúde. 
ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, RICOS EM SAL
Molhos e maionese, tempero pronto, biscoitos e bolachas, batatas fritas, bebidas industrializadas, refrigerantes. A bebida gaseificada, além de conter muito sal em forma de sódio, possui adoçantes associados ao aparecimento de câncer. O ciclamato de sódio, por exemplo, é proibido nos Estados Unidos, mas ainda é utilizado no Brasil, principalmente em refrigerantes "zero". "Essa substância aumenta o risco de aparecimento de câncer no trato urinário", conta Fábio Gomes. Quanto aos adoçantes que podem ser adicionados à comida ou à bebida, o nutricionista diz que ainda não há comprovação científica. "O ideal é que o adoçante seja usado de forma equilibrada, pois é um produto destinado a pessoas com diabetes e não deve ser consumido em excesso pela população em geral", aponta.
Procure evitar alimentos ricos em sal ou mesmo aqueles que usam sal para aumentar o tempo de conservação, como os congelados e os comprados prontos que só precisam ser aquecidos.
Entram nessa lista: carne seca, bacalhau, refrigerantes, pizzas congeladas, iscas de frango empanadas congeladas, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, entre outros.
ALIMENTOS COM AGROTÓXICOS
Não existe uma forma eficiente de limpar frutas, verduras e legumes dos agrotóxicos. "Muitas vezes, esses conservantes são aplicados nas sementes e passam a fazer parte da composição do alimento", aponta Fábio Gomes. Ele explica que o agrotóxico provoca vários problemas de saúde em quem tem contato direto com esses alimentos, mas ainda está em estudo a sua real contribuição com o aparecimento do câncer.
Como ainda existem dúvidas sobre esses efeitos, o nutricionista orienta evitar opções ricas em agrotóxicos. É melhor consumir alimentos cultivados sem o produto químico (orgânicos), que comprovadamente têm mais vitaminas, minerais e compostos quimiopreventivos. "Estes compostos atuam na proteção e reparação celular frente a uma lesão que pode gerar câncer", afirma.
Vale destacar que dos alimentos alistados como potencialmente cancerígenos, a maioria deles envolvem as carnes gordurosas e processadas; e envolvem comumente o modo do preparo com altas temperaturas [frituras] e ricos em sal [embutidos].

Câncer

Por Fabio Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Translate